em ACOMPANHAMENTOS, LANCHES, PETISCOS, RECEITAS, VEGANA

Hummus
📸 @mariliaarchangelo

Habemus Hummus… Oooh (leia ao som de trombetas angelicais 😂)

Se tem uma pastinha protéica mais democrática, nutritiva e deliciosa que Hummus, desconheço!

Segundo o Tenda Árabe,

“A primeira citação desse prato foi feita por Platão e Sócrates em 400 a.c. Acreditam?! No entanto rege a lenda que quem deu origem ao homus foi um sultão, líder dos muçulmanos na última cruzada contra os cristãos. Essa lenda afirma que a receita original do sultão é guardada até hoje com seus descendentes e que o homus que conhecemos é apenas uma imitação do que seria de fato a receita do governante.

Para fazer tradicionalmente o homus é preciso de grão-de-bico e tahine, uma pasta de gergelim, que é normalmente temperada com suco de limão, cominho, alho, azeite e páprica.”

E pesquisando sobre sua origem, atualmente disputadíssima em vários países árabes, descobri que Hummus significa Grão de Bico, então o nome completo da pastinha amada é Hummus b’tahini (Grão de Bico com Tahini)

Libaneses, turcos, sírios, palestinos e até judeus israelenses garantem serem os autores dessa maravilhosidade cremosa, mas há poucas evidências de qualquer teoria a respeito. A maioria dos ingredientes existe há muitos e muitos anos: há evidências encontradas de grão-de-bico há mais de 10 mil anos, na Turquia e, de acordo com Anissa Helou, autora síria-libanesa de vários livros de culinária do Oriente Médio, “uma das primeiras leguminosas cultivadas no mundo”.

Já o tahini, a pasta de gergelim que é essencial para o hummus b’tahini, é mencionado nos livros de culinária árabe desde o  século 13. Mas a combinação dos ingredientes, em si, que formam essa pastinha amada no mundo inteiro não é tão fácil assim de comprovar origem. Por isso, Diana Spechler, do BBC Travel, foi até o Oriente Médio para entender essa disputa.

E se você acha que essa discussão é apenas uma brincadeira, ela não é não!

O Líbano acusou Israel de apropriação cultural, tendo esse lucrado e ganhado fama às custas de uma iguaria, segundo eles, libanesa. O presidente da Associação de Industrialistas do Líbano ficou revoltado com o fato de que o hummus tenha ficado conhecido e comercializado como um prato israelense e processou Israel por infringir leis de direitos autorais de alimentos. 😳

E, nessa briga, os judeus afirmam que há menção ao Hummus nas suas escrituras sagradas há mais de 3500 anos!

Dianna Spechler conta que Charles Perry, presidente dos Historiadores Culinários do Sul da Califórnia e especialista em comida árabe medieval, dá algum crédito ao Líbano:

“Eu tendo a levar a reivindicação libanesa relativamente a sério”, diz ele. “Beirute seria minha segunda escolha ao responder quem inventou o homus. Destacou-se como uma cidade sofisticada durante a Idade Média, com uma forte tradição culinária, e os limões eram abundantes lá”.

Mas Damasco, na Síria, é a escolha número um de Perry:

“A prática de pegar o homus contra uma parede da tigela sugere um produto urbano sofisticado, não um prato folclórico antigo. Eu estou inclinado a pensar que o homus foi desenvolvido pelos governantes turcos em Damasco”

E como se não bastasse toda essa briga entre os países árabes, ainda temos o Egito na disputa 😂; sim!

Dianna escreve também que ouviu sobre uma popular teoria diz que:

“O hummus não é nem bíblico nem libanês nem sírio, mas egípcio. “A mais antiga receita que eu vi para hummus que incluía tahini é de um livro de receitas egípcio”, disse o historiador de Oriente Médio Ari Ariel, que dá aula de história e estudos internacionais na Universidade de Iowa, nos EUA. Livros de receita datados do século 13 no Cairo descrevem um prato feito de um purê frio à base de grão-de-bico, vinagre, limão e ervas e temperos. Muitos dizem que é este o homus que consumimos hoje.

Ela porém, questiona se seria justo chamar essa receita de Hummus, uma vez que não leva nem Tahini, nem Alho; mas Perry tem seu ponto de vista: “O que você precisa lembrar sobre livros históricos de receita”, diz Perry, “é que eles tendem a colecionar pratos da moda e os pratos da moda, uma hora ou outra, saem da moda. Então, um prato moderno que de alguma forma lembra um antigo pode não ter uma conexão histórica”. Sobre o Egito, ele diz que “historicamente, seria mais provável que o Egito adotasse pratos sírios do que o contrário”.

Por aqui seguimos, sem saber de onde vem o Hummus, mas agradecendo imensamente o criador dessa genial iguaria culinária. ❤️

E depois de toda essa disputa, desde o Oriente Médio, até o Egito pela origem dessa maravilhosidade protéica, nutritiva, cremosa e extremamente saborosa, tenho até medo de compartilhar minha versão de Hummus. (Juro que estudei muito pra encontrar a receita base e até os ingredientes proibidos 😂)

Segundo o marido de uma das minhas melhores amigas, que tem origem libanesa – a origem do marido sabemos, pelo menos 🙌🏾 -, tirar a casca do Grão de Bico para fazer Hummus é uma heresia e, nesse dia, nunca mais ousei tocar a casca de um grão de bico 😂

Mas, vamos lá…

Hummus Base

2 xícaras de Grão de Bico cozido
1 colher de sopa de Tahini
1 limão Taiti
1 dente de alho
Sal e pimenta do reino à gosto
Azeite para finalizar

  1. Processe todos os ingredientes juntos, exceto o Dill, até formar uma massa homogênea
  2. Coloque a pasta, no recipiente que irá servir e adicione um pouco de azeite por cima; aqui você pode colocar páprica, alguns grãos do grão de bico, ervas frescas (amo Dill, Salsinha, Cebolinha); o que desejar

Tips 1: Eu como Hummus com quase tudo; é uma entradinha muito linda e saborosa; sirvo com legumes palito, tomatinho cereja, crostines e pãezinhos… Além disso, fica excelente com legumes assados, para comer de prato principal.

Tips 2: Lá vem a Heresia… Eu adoro misturar sabores ao Hummus: azeitona preta, beterraba assada, pimentão assado, ervas frescas. Querem essas receitas também?
PS da Tips2: Sei que existe uma onda gigantesca de ressignificar as receitas, dando os nomes antigos, ex: Leite de Amêndoas (onde muitos defendem que isso não é leite, mas sim uma bebida) ; Strogonoff (que alguns defendem que TEM que ser de carne) e por aí vai… Considerando que aprendemos que Hummus significa grão de bico, em todos os meus estudos, aprendi que os árabes ficam muito ofendidos quando nomeamos outras pastas de Hummus, por ex: Hummus de feijão, Hummus de Lentilha; uma vez que Hummus é de Grão de Bico e eles acham um desrespeito não seguir isso.
No caso da Tips 1, continuam sendo Hummus, uma vez que são de Grão de Bico, maaas… Hummus com Alguma Coisa 😂

Se você tiver alguma dúvida, escreve pra mim, nos comentários, que vou adorar te ajudar!

Se gostou do conteúdo, escreve pra mim também… Adoro ler mensagens de vocês!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contato

Envie sua sugestão, dúvida ou elogio.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt