em ACOMPANHAMENTOS, PRATO PRINCIPAL, RECEITAS, VEGANA

Hello, tudo bem por aí?

Semana passada fiz um passo-a-passo, nos Stories do Instagram, que causou frisson: Macarrão com Molho Branco Vegano e Cogumelos.

Para a base do Molho Branco, usei Castanha de Caju, usei Cogumelos Shitaque, mas você pode usar absolutamente o que mais lhe agrada e comprei uma massa vegana e sem glúten, no supermercado mesmo, pois minha mãe é celíaca.

Há algum tempo, compartilhei uma outra receita de molho branco vegano e sem glúten, lá no Feed, feito com aveia, que é uma opção mais acessível do que a de oleaginosas, porém essa de Castanha de Caju é, indiscutivelmente, o Molho Branco mais gostoso que já comi na minha vida!

Chega de blá-blá-blá, que eu quero “rangá”!

📸mariliaarchangelo

Melhor Molho Branco Vegano do Mundo (para 500g de Macarrão – 5 a 6 pessoas)

Ingredientes:

  • 300g de Castanha de Caju (preferencialmente crua e sem sal)
  • 3 a 4 xícaras de Água Filtrada para Remolho
  • Água Filtrada para Bater as Castanhas – A quantidade é absolutamente pessoal; quanto mais água, mais líquido seu molho!
  • 5 dentes de alho cortados como preferir: picados ou em rodelinhas (esse molho é bem “aludo”; você pode reduzir a quantidade)
  • Sal e pimenta do reino à gosto
  • 1 colher de café rasa de noz moscada (à gosto, mas não deixe de usar!)
  • 1 colher de sopa de Azeite
  • Azeite para finalizar

Modo de Preparo:

  1. Ferva a água destinada para o Remolho e despeje por cima das Castanhas de Caju, em um recipiente e deixe que elas amoleçam por, pelo menos, 30min (se você tiver tempo, pode colocar água em temperatura ambiente e deixar de molho por, pelo menos 6h)
  2. Quando as Castanhas estiverem prontas, bata-as, no liquidificador com água. Vá adicionando a água aos poucos, até obter a espessura desejada para seu molho e reserve.
  3. Em uma panela/frigideira, adicione 1 colher de sopa de azeite, aqueça e despeje os dentes de alho já picados e deixe-os dourar
  4. Quando o alho estiver dourado, despeje as Castanhas de Caju batidas, tempere com: sal, pimenta do reino e nós moscada e mexa, até dar uma leve engrossada E VOILÀ!
  5. Depois de empratar, finalizei com um pouco de pimenta negra e azeite… Fez total diferença esse azeitinho!

Notas:

  1. No caso da minha receita completa, em uma frigideira à parte, selei cogumelos com azeite, sal e pimenta do reino e adicionei ao molho branco, já pronto. Lembrem-se que o cogumelo é uma esponjinha e absorve tudo o que você colocar em contato com ele, então para preservar o sabor umami dele, você precisa sela-lo, antes de acrescentar molho.
  2. Depois disso, adicionei a Massa, já cozida e servi.

Gostaram?

Me conta, por favor!

Beijos

Postagens Recentes
Mostrando 5 comentários
  • Camila Araujo
    Responder

    Eu não sou vegana mas me permiti fazer esse “creme de leite” e foi uma das coisas mais deliciosas que comi!! Lembro exatamente daquele sabor (fiz no risoto de quinoa que você ensinou!). Obrigada por me apresentar essa maravilha!!!

    Parabéns pelo site lindo 🙂

    • Marília Archangelo
      Responder

      Olá, querida!
      Que delícia receber uma mensagem assim!
      Muitíssimo obrigada pelo feedback; não consigo descrever a alegria de ler que minha receita foi uma das coisas mais gostosas que já comeu 😍

  • Mu
    Responder

    S3m dúvida é o seu carro chefe.
    AMAZING!

    • Marília Archangelo
      Responder

      Thanks, linda! ❤️

pingbacks / trackbacks

Deixe um Comentário

Contato

Envie sua sugestão, dúvida ou elogio.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt
Crumble de Maçã