em ATACAMA, ONDE COMER, VEGANA, VIAGEM

Oiii,

Laguna Tebenquiche, Atacama, Chile
📸@guiamundoafora

Se eu não amo comer e viajar, não sei o que amo; então vamos para mais um post sobre onde comer, em uma viagem!

San Pedro de Atacama (nesse momento, gostaria que flautistas andinos começassem a tomar uma musiquinha bem típica de lá, com seus ponchos hiper coloridos), para turistas, resume-se em: Rua Caracoles; lojas, restaurantes, agências… Tudo fica lá!
Exceto os passeios, é claro, mas isso aí é imprescindível fazer com agências confiáveis, que te tragam um toque de conforto, pelo menos, pois os passeios por lá são super cansativos e que essa agência também respeita a natureza, porque, acredite se quiser, muito desrespeito já aconteceu por lá e tem até passeios fechados pro ecossistema do local se reorganizar (já falei sobre isso, no Instagram).
As três vezes que fui pra lá, fiz TUDO com a Flavia Bia Expediciones. Na primeira vez, com minha família e precisava de um suporte maior para o meu pai e o serviço deles foi 100% fundamental para que ele conseguir fazer os passeios, na segunda, com o muso master que vocês já devem conhecer @estevampelomundo , que eu amo muito e amigos (se não o conhecem, e gostam de viagem, estão perdendo tempo de viajar com um uso cheio de tips culturais, pelo mundo. E, na terceira, à convite da agência para uma parceria incrível que casa passeio + curso de culinária comigo + papo delícia.
PS: Espero que me convidem mais 😂

Mas, e aí, kd os rangos? Vamos ao que interessa, minha Senhora!

Temos que começar pelo vegetariano/vegano Estrella Negra, que, atualmente (mar/19) é o único restaurante totalmente vegetariano, de San Pedro. Se você tiver atualizações, me avisa, pra eu deixar sempre atualizadinho pra vocês?
Eles servem: café da manhã (cardápio fixo), almoço (menu diário) e jantar (cardápio fixo). São opções que vão desde smoothies e pratos super saudáveis até pizza, hambúrguer, sobremesas. Achei realmente muito bom (vamos sempre nos lembrar de onde estamos, tá amiguinhos? Desenvolvimento e acessibilidade à ingredientes na cidade e tals…)
Ele fica no finzinho da Caracoles (ou seria comecinho?)

Almoço Flávia Bia
📸@ramonguiabrasil

Flávia Bia Expediciones: Muitas agências, hoje, oferecem comida, nos passeios e é claro que, boa comiloninha que sou, sempre dou aquele “bizu” na mesa alheia e sempre fico feliz de estar com a Flávia Bia.

Arroz com Legumes, purê de ervilha, hambúrguer de lentilha, legumes grelhados, batata no azeite + salada (que não está na foto)

Os guias montam mesas lindíssimas nos cenários mais surpreendentes com comida de altíssima qualidade (e, depois de ter passado uma temporada dentro da cozinha da agência, na minha terceira ida, estou valorizando ainda mais tudo o que três mulheres incríveis preparam para os passageiros)
E como nessa vida, “There is no free Lunch”, o famigerado “Não existe almoço grátis”; obviamente que Flávia Bia não me convidou só pra eu desfilar meu cabelinho loiro pela Caracoles, senão para ensinar muitas receitinhas veganas para a Mery (uma boliviana brava, de coração enorme, que comanda o fogão da agência); ou seja: ESTAMOS À SALVO! Veganos, intolerantes, alérgicos, simpatizantes, carnavalescos, sertanejos, grafiteiros, ambientalistas, … Não importa a sua tribo: lá tem comida pra você!

La Estaka: Um dos restaurantes mais chiquezinhos e bonitos de lá e possui opções vegetarianas (facilmente adaptáveis), porém senti muitíssima diferença nos atendimentos do jantar e do almoço; sendo o do jantar ok e o do almoço bem ruim! A comida e o ambiente são muito bons; mas vá com paciência!

Heladeria Babalu
📸@misturandomoda

Heladeria Babalu: Huuum… É a sorveteria mais famosa de San Pedro (tudo o que eu indicar, é sempre “o mais famoso disso, o mais famosos daquilo… A cidade é bem pequenininha 😂) e, assim, de cara, não tem sorvete vegano. Vegano?! O que é isso?! … Mas aí você explica com jeitinho e pelo menos uns três sabores diferentes/dia aparecem e são sempre deliciosos… O de Abacaxi com Menta/Gengibre é demais… Isso pq não gosto de sorvete de abacaxi e não sou a maior fã de gengibre (se bem que, esquece… Estou super fazendo as pazes com ele!)

Roots: Eles possuem um restaurante e um café. O restaurante é facilmente encontrado na Caracoles. Ele é todo branco (inclusive, chamava-se Blanco, na primeira vez que fui) e é super grande; tem até uma lojinha de roupas e um café, no fundo. Mas, calma, esse não é o Roots Café ainda. O café roots fica na Rua Toconao e tem algumas opções de leites vegetais. O capuccino de leite de coco do Roots Café é bem gostoso, com atendimento bom e ambiente gostoso. O Roots Restaurante, é um dos que acho mais bonitos e tem bom atendimento, mas a comida é ok.

Hotel Cumbres: não me hospedei, mas é aberto ao público, para buffet de café da manhã. Primeiro que o atendimento é totalmente acima da média. O nível de serviço do Chile não se compara à Brasil, México, Ásia… E isso não é uma crítica aos chilenos, uma vez que me questiono sobre nações que “nascem” aprendendo a servir, mas isso é papo pra um texto revolts 😂. Mas é bom ter isso em mente! Os atendentes não são assim os mais amorosos e educados, porém; no Cumbres; aaah, que atendimento no Cumbres… Impecável!
O buffet não é rico em opções veganas, mas fizeram uns cogumelinhos grelhados pra mim, que comi com pão, tomate e avocado e estava divino.

Água Loca: também é o restaurante de um hotel e serve o café da manhã em buffet. Expostas, não tinham muitas opções veganas, além de pães, frutas e sucos, mas a chef veio falar comigo e me mandou um abacatinho esperto, pra comer com pão; além de ter me cobrado bem menos do que o buffet.

Andi Nuts: Lojinha com produtos naturais “salva a vida”, tipo: protetor labial vegano para quem, assim como eu, esquecer de levar; algumas nuts/farinhas à granel, frutas secas, produtinhos de comer feitos por eles mesmos: geléias, compotas, …

Pizzeria El Charua: Massa vegana e também te dão a opção de fazerem a pizza sem queijo (isso parece obvio; mas muitos locais já se recusaram a fazer pizza sem queijo, pra mim, alegando que a massa queimaria!)

Mackalo Café: Uma kombecita no meio da pracinha principal de San Pedro que faz sucos, smoothies e cafés na hora.

Me conta aí se esse post foi útil pra você ou como posso melhorar.

Beijos

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contato

Envie sua sugestão, dúvida ou elogio.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt